Conexão Delta G

Notícias

Índice de Facilidade de Parto é novidade no Sumário da Conexão Delta G

04/09/2020

Live apresentou publicação de touros dos associados para a temporada além de números do programa Touro Jovem da entidade

As novidades em relação ao Sumário de Touros Hereford e Braford da Conexão Delta G foram apresentadas em live na noite desta quinta-feira, 3 de setembro, em transmissão pela Fan Page da entidade. Na ocasião, os especialistas da Conexão Delta G, do Gensys, consultoria que elabora a publicação, e da Progen, parceira no programa Touro Jovem, esclareceram dúvidas e mostraram como funcionam os programas e a construção dos índices para o sumário.

A presidente da Conexão Delta G, Patricia Wolf, falou que o Sumário de Touros é uma publicação robusta, que conta com os dados de 18 empresas associadas, com 30 touros em centrais, cerca de 20 mil matrizes Hereford e Braford ativas, avaliação de 25 características e 420 mil animais avaliados. "No ano de 2019 foram dez mil produtos desmamados. Consideramos isto para a população das raças que trabalhamos são números importantes. Os fundadores da Conexão Delta G coletam estes dados há 45 anos. Procuramos dentro do nosso grupo trabalhar a qualidade e consistência dos dados", ressaltou.

Para o presidente do Conselho Técnico da Conexão Delta G, Bernardo Pötter, a publicação apresenta um nível de seleção rigoroso com características fundamentais que são compiladas nestes índices de desmama e final. Atualmente 50% são compostos em característica de crescimento e os outros 50% divididos em características de carcaça, perímetro escrotal e outros itens auxiliares. "A nossa rotina é coletar dados, avaliar e descartar. Então chegamos a um nível de pressão de seleção e do rigor de dados. Aprendemos a ter uma coleta de dados rigorosa e bem feita e chegamos ao nosso sumário", salientou.

Representante do Gensys, Fernanda Brito apresentou os índices, entre eles a novidade para o ano que é o índice de facilidade de parto. Foram utilizadas três características que são predominantes para a formação deste índice: peso ao nascer, duração da gestação e auxílio ao parto. Se estudou 50 mil dados e se optou pela utilização uma base de 15 mil dados das fêmeas de dois a três anos por serem as mais desafiadas para estas características. "Com isso fizemos uma análise específica para esta característica. Reunimos em um índice estas três características, equilibrando as vantagens de cada uma e dar uma robustez melhor na escolha dos reprodutores", informou.

Vanerlei Roso, também do Gensys, observou que as informações contidas no sumário podem atender a diferentes objetivos de seleção. "O criador pode encontrar os melhores touros para este fim. Como temos o valor genético de várias características temos uma especificação do produto. O criador pode utilizar estas informações para adquirir o sêmen e depois pode programar estes acasalamento com as informações que estão no sumário. Eles podem direcionar os acasalamentos utilizando os seus critérios de seleção", frisou.

Já o representante da Progen, Fábio Barreto, falou sobre o programa Touro Jovem, que vem ofertando ao mercado precocemente touros superiores. A avaliação neste ano é da a criação nascida em 2018, com 10 mil produtos nascidos. No Braford foram três mil animais avaliados, 68 foram considerados superiores, sendo 27 revisados e quatro foram selecionados. Já no Hereford mil animais foram avaliados, com 35 superiores, 13 revisados e um selecionado. Estes cinco touros estão tendo seu sêmen coletado e o material será distribuído entre os associados da entidade. "Muitos touros vieram deste teste da Conexão e que hoje estão no mercado e são líderes de venda. Com isso levamos ao cliente final reprodutores provados e testados. Temos nos últimos quatro anos cerca de 200 mil doses comercializadas de touros oriundos do programa da Conexão Delta G", destacou.

A publicação apresenta 350 touros Hereford e Braford, número 8% maior do que foi avaliado na edição passada. E 80% dos touros que estão no sumário são de rebanhos provenientes dos associados da Conexão Delta G. A publicação está disponível no site da entidade, no endereço www.conexaodeltag.com.br.